Resenha: Dragões de Éter - Raphael Draccon

Eu já comentei sobre esse livro no meu twitter (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) e de fato precisa de muitos comentários. A principio pode soar confuso e chato, mas quando a gente pega o jeito do autor as coisas se tornam claras. E repito, é o tipo de livro que a gente não tem vontade de parar de ler.
Conto por experiencia própria: sempre tem uma parte de um livro que a gente não gosta tanto e é uma regra que eu não podia ser exceção. A parte de Snail Garford (leia e saberás) sempre me entediou, sempre, mas os capitulos são intercalados em um esquema 1-2-3-4-1-2-... e eu ficava tão curiosa a respeito das outras partes que continuava lendo. Sabe aquela frase "vou ler só mais um capítulo"? Ou "eu preciso saber o que acontece com esse personagem então vou continuar lendo"? É exatamente disso que eu estou falando e quando a gente se dá conta, acabou o livro :(
Em menos de 300 páginas Dragões de Éter vira uma salada de contos de fadas e histórias contadas para crianças (Faz-me lembrar dos irmãos Grimm) que nao fazem o menor sentido separadamente mas que Raphael Draccon as interliga com maestria na pele de um bardo. Além de escrever de forma extremamente simples e ao mesmo tempo com uma riqueza incrível de detalhes, é regado a muita crítica e ironia. A história se desenrola como se o autor realmente conversasse com o leitor, com certos devaneios e auto-críticas.

eu tenho *-* lindão
Nova Ether é o mundo onde tudo acontece sombriamente, dividido em dois continentes e um sem-numero de reinos. Sem divindades mas com semideuses sempre presentes; e as fadas são encarnações desses semideuses, como avatares. Os habitantes desse mundo são os personagens das histórias infantis (Chapeuzinho branco que virou Vermelho, João e Maria, Gato de Botas, Branca de Neve, Capitão Gancho, ...) que desconectados não tem nada a ver um com o outro e que são ligados por fatos possíveis para a realidade da fantasia épica escrita por Draccon; de onde vem, para onde vão e o que acontece depois do "Fim". As motivações e razões para que esses personagens se tornem heróis são completamente humanas: orgulho, amor, guerra, saudade. Os momentos de paz em Arzallum que foram declarados após o fim da Caça às Bruxas está perto do fim e uma nova caçada vai acontecer. 


Volto, assim que der, com Corações de Neve e Círculos de Chuva :)

Trechos que eu mesma transcrevi: http://bit.ly/wds9m9, http://bit.ly/Ad73Rx
Quer uma dica? Considere, inclusive, ler o epílogo e as orelhas do livro antes do restante da história.

2 comentários:

  1. Realmente vou ter que reler o livro, comprei o box a pouco tempo e apesar se já estar terminando o livro, não consegui criar esse vinculo com a história, sou apaixonada por literatura fantástica, mas infelizmente a história não me conquistou e tão pouco me surpreendeu ou fez com que me apaixonasse pela trama. penso que após ler tantas críticas positivas sobre o livro, irei recomeçar a leitura dando uma segunda chance para me apaixonar por essa trama que é aclamada por tantos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ainda não acabei o 3o por falta de tempo :( e já sinto saudades do primeiro livro. É uma leitura deliciosa sem dúvidas e merece mesmo uma segunda chance. Corações de Neve te prende ainda mais, dá vontade de ler "numa sentada só", de não largar enquando não chegar às ultimas palavras.
      "Comprei o box com os três livros na sombra mesmo e não me arrependo nem um pouco disso (quem nunca?). Engana-se quem pensa que essa salada toda teria um resultado ruim. Não tenho medo, muito pelo contrário, de dizer que esta é a melhor série de livros que eu já li e não me venham falar sobre Harry Potter, Percy Jackson, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Brumas de Avalon ou até mesmo Crepúsculo. É uma história incrível, de uma riqueza enorme de detalhes e personagens que em nenhum momento deixa a desejar. E é justamente essa ~zona~ que torna essa história imprevisível sem que saibamos quais são os heróis, vilões, mocinhos ou quadjuvantes e quais verdadeiras faces são apenas descobertas no fim do livro."

      Excluir