Happy Birthday Kurt!

Nascido a 20 de Fevereiro de 1967 Kurt Cobain faria hoje 45 anos… e se ainda estivesse entre nós tenho a leve sensação de que seriam mais de metade dedicada a boa musica que nos habituou durante a sua carreira musical.
Relembramos aqui um dos fundadores do Grunge que marcou a historia da musica não só pelos álbuns que editou enquanto membro dos Nirvana mas também pela sua atribulada vida pessoal, desde os seus amores, a dependência de drogas… á sua filha.
No seu décimo quarto aniversário, Kurt recebeu a sua primeira guitarra eléctrica, uma Lindell dada por o seu tio. O interesse de Kurt pelo Rock and Roll só crescia ao longo dos anos. Cobain acabou por descobrir o punk rock quando assistiu um show da banda Melvins em 1983.
Kurt conheceu o amigo Krist Novoselic em 1984. Cobain logo formou um laço de amizade com Krist, que só se fortaleceu ao longo dos anos. Os dois compartilhavam um gosto musical muito peculiar. Pouco tempo depois, Kurt deu a Krist uma fita demo de sua banda ou projecto pessoal, Fecal Matter. Depois de alguns meses de indecisão, Krist finalmente ouviu a fita e gostou. Acabou por concordar em formar uma banda juntamente com seu mais novo amigo, que resultaria algo tempo depois nos Nirvana. Em 1989, a Sub Pop, uma indústria discográfica independente, decide assinar um contracto com os Nirvana. Nesse mesmo ano, é lançado o álbum "Bleach" e o EP "Blew". "Bleach" teve um sucesso moderado, vendendo apenas 30 mil cópias.
Courtney Love viu Kurt pela primeira vez num concerto dos Nirvana, em 1989. Os dois tiveram uma rápida conversa nessa mesma noite e logo criaram uma óptima relação que resultou no casamento, que aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 1992, nesta altura Courtney já se encontrava grávida de Frances, e em 18 de Agosto 1992, nasce a primeira e única filha do casal.
Kurt era um grande compositor. Escrevia canções realmente simples, quase infantis, que nos ficavam na cabeça, com ele, menos era mais. Mas seus problemas, as coisas que faziam com que as canções tivessem tanto sentimento, também eram a sua destruição. Para Kurt a música vinha em primeiro, as letras eram secundárias, a maioria das suas letras são contraditórias. Kurt escrevia algumas linhas sinceras e depois tentava fazer outras divertidas, engraçadas, definitivamente Kurt não gostava de que as suas letras fossem tão obvias não realmente enigmáticas ou misteriosas mas apenas diferentes e estranhas. Sem dúvida, que um dos grandes pontos fortes de Kurt foi a sua simplicidade.
A sua morte foi uma tragédia de grande proporção, as suas músicas não se parecem com nada que alguém já havia feito. O impacto de Nevermind não pode ser subestimado, ele mudou toda a indústria musical. Kurt garantiu a imortalidade, deixou discos perfeitos. Podemos dizer que quando Kurt morreu, o rock morreu um pouco com ele.
"Julgo que nenhum de nós estaria aqui se não tivesse existido o Kurt Cobain."
- Eddie Vedder, Pearl Jam


Nenhum comentário:

Postar um comentário