Rasta

Eaí gente, tudo na santa?
Hoje vou falar sobre religião, a pedido de um amigo meu.
O Rasta é além de um movimento religioso, é um estilo de vida. Surgiu na Jamaica nas décadas de 1920, que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). Usam a maconha como instrumento sacro no movimento, alegando abrir a mente e encontrar Jah noápice do efeito alucinógeno.
O movimento rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae, pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley. Em 2000, havia aproximadamente um milhão de seguidores do rasta pelo mundo, algo difícil de ser comprovado devido à sua escolha de viver longe da civilização. Muitos rastafáris são vegetarianos, ou comem apenas alguns tipos de carne, vivendo pelas leis alimentares do Levítico e do Deuteronômio no Velho Testamento.
Outro importante item para um rasta é os Dread-locks no cabelo e a identificação com as cores verde, dourado e vermelho, representativas da bandeira da Etiópia. Elas são o símbolo do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê.
A cor vermelha simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, representando também o sangue dos mártires que existem na história dos rastas.
O preto representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos jamaicanos.
O verde caracteriza a beleza da vegetação da Etiópia e da terra prometida, a África.
O amarelo é usado para simbolizar a abundância na sua terra natal.
Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, mas usa a Cannabis. São basicamente vegetarianos, dando uso escasso a alguns alimentos de origem animal, ainda assim proibindo o uso de carnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis e outros. Pregam o amor, a paz, a liberdade e condenam a violência, a ditadura.
No Brasil, surgiu logo depois dos anos 30.
Existem muitas bandas do ritmo Reggae brasileira, e em suas letras, retratam a pobreza, a fome, o preconceito racial, pregam o amor e a paz e o respeito para com a natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário