Agosto, mês do desgosto

Eaê tigraiada hahaha tudo na santa?
Fiquei alguns meses sem dar as caras por aqui, comecei a trabalhar e estudar, e agora to morando sozinha (yéah), ai até eu entrar na rotina, demorou kk
Pois então, entramos no mês de agosto, mês do saci-pererê, do folclore brasileiro, mês dos ventos, mês do cachorro louco, mês do mau-agouro... Enfim, várias crenças rodeiam o oitavo mês do ano.
Pra ver como é forte esse negocio de superstição, só na primeira semana desse mês, mais de 10 pessoas muito conhecidas aqui na cidade morreram. Os antigos dizem que é por que neste mês é a troca do sangue, mês que tem fortes ventanias e os ventos trazem renovação.
Mais historicamente, é difícil afirmar qual a origem exata destas crendices. Sabemos no entanto, que foram os romanos quem deram este nome ao oitavo mês do ano, numa homenagem ao imperador Augusto. Os próprios romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus da cidade expelindo fogo pelas ventas.
É no mês de agosto, especificamente no dia 24, que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). Sua pregação so evangelho de Jesus,  promoveu milhares de conversões ao cristianismo na Armênia, o que provocou a inveja dos sacerdotes locais. Fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (em 24 de agosto de 51 d.C)
Esta data também ficou gravada na História, quando em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre da noite de São Bartolomeu. Matança que praticamente dizimou os huguenotes.
No dia 22 é o dia do folclore, onde todos os bichos e fantasmas mais estranhos e escabrosos do Brasil estão soltos.
Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal e a inveja, e se não bastasse, esta data também é considerada o “dia do Diabo”! Sabemos que Jesus prometeu dar a Pedro as chaves que ligava e desligava as coisas do céu (Mateus 16:19) e logo em seguida ironicamente chama Pedro de Satanás (Mateus 16:23).  Assim como prometido, Pedro passou a ter as chaves do céu e do inferno. E segundo  lendaa santigas é justamente no dia 24 de agosto que o inferno é aberto por Pedro e  Diabo é libertado. (esta e a origem da expressão: “o Diabo está solto).  Como se trata do  dia de São Bartolomeu, este santo ficou responsável por colocar o Diabo novamente no Inferno.
O Candomblé no Brasil, reserva o dia  24 de agosto para todos os Exus,  orixás mensageiros que frequentemente são associados aos demônios pelos fiéis católicos e evangélicos.
 Apesar do dia da sogra ser comemorado em 28 de abril, a cultura popular nordestina prefere homenagear a sogra no dia em que o Diabo se solta do Inferno, 24 de agosto.
Neste dia, Getulio Vargas se suicidou.
 Não se deve casar em agosto, é o que as mulheres portuguesas tinham como tradição. Crença que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses já transformada em ditado popular :"Casar em agosto traz desgosto' .
A única data nefasta que poderia ser comparada ao “Dia do Diabo” segundo os supersticiosos, seria uma Sexta-feira 13 em agosto, noite em que as bruxas  associam a magia-negra e aos demônios.
Outra crendice popular é que agosto seja o mês do "cachorro-louco". É que no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea.
Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”.
E pra ajudar, este mês é o mês do meu Inferno Astral. Pode isso? kkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário