Pré-Conceito.

Eai pessoal, tudo na mais santa paz?
Essa semana fiquei indignada ao ver uma foto postada por um amigo na timeline do meu Facebook.
Ele, jovem, procurando um trabalho e não conseguiu. Sabem porquê? Ele tinha Dreadlocks.
Pois é. Estamos no século 21, tempo de mudanças, coisas novas surgem, e ainda assim, o preconceito permanece.
Mas será que é certo dizer PRECONCEITO? Não seria um PRÉ-CONCEITO estabelecido pela sociedade?
Primeiramente, pessoas com tatuagens, piercings, cabelos diferentes, ainda são mal vistos, criando assim um pré-conceito de quem usa um visual diferente é um marginal, vagabundo e desocupado.
Acho que estamos cansados de saber que imagem não define caráter de ninguém, e que marginais também usam ternos!
Agora, privar um jovem de trabalhar, por causa de um estilo diferente por puro PRÉ-CONCEITO é exagero! É medo do que? Medo do novo, que não é tão novo assim? Medo de como os outros vão ver o seu estabelecimento por conta de um funcionário diferente? Não está na lei que somos todos iguais, indiferente de credo, raça e classe social?
Sociedade, o quão burra você é! Querem mão-de-obra, mas querem escolher quem entra! Cabelo não te faz trabalhar menos ou mais, piercing não te impede de vender, e tatuagem não é doença!
É, e bem por isso, por esse PRÉ-CONCEITO, ele cortou seus Dreads.
O que me lembrou a história que eu vi no Facebook de um menino de 13 anos, Léo, que sofria preconceito dos colegas por ter Dreads. Seus pais, em acordo, resolveram cortar o cabelo do filho.
Gente, uma criança, inocente, tendo que deixar de lado algo que curtia por uma sociedade hipócrita... Que mundo é esse onde não podemos nem usar nada diferente que já somos vistos com outros olhos? Não era pra ser um mundo de livre arbítrio? Eu fico indignada.

Léo, 13 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário